terça-feira, 29 de maio de 2012


História do Karatê
Existem uns cinquenta estilos de Karate no Ocidente. O curioso de tudo isto é que o Karate realmente nasceu de três estilos diferentes que havia na ilha de Okinawa. Além disso, cabe destacar que os três estilos desenvolveram-se partindo de um só, o estilo nativo conhecido como "Te" que significa "mão".
Karate foi originado na Índia ou na China, há aproximadamente doze séculos. A medida em que a arte foi sendo desenvolvida, estudada, cultivada e transmitida através das gerações, mudanças e contribuições foram somadas para a formação de diversos estilos de karate em evidência atualmente
O grande responsável pelo desenvolvimento do karate, foi o mestre Gichin Funakoshi, que introduziu o karate como esporte no Japão e foi convidado pelo ministério da educação japonês, para dar aulas de karate nas escolas e universidades do país.
O karate foi considerado "arte divina" pela sua grande eficiência no combate real. Um dos fatos mais importantes para o desenvolvimento do karate, foi o surgimento do "karate-competição" como esporte. Nos anos 30 e 40, o karate começou a se espalhar pelo mundo.

O Karate é uma modalidade esportiva que em situação de competição exige
as provas de kata (forma) e kumitê (luta) (ROSCHEL et al, 2009).

 Kata são formas de sequências pré estabelecidas com movimentos técnicos de ataque, defesa e bases (TESHIMA et al, 2002; INVERNIZZI et al, 2008). O kumitê pode ser definido como a luta propriamente dita, com ações de ataque e defesa (BEEKLEY, 2006)

Kumitê pode ser caracterizado por movimentos acíclicos, com a
combinação de sequências curtas de ataque e defesa, interrompidos por períodos de recuperação (RAVIER et al, 2009; IIDE et al, 2008; INVERNIZZI et al, 2008). A modelação do kumitê consiste em deslocamentos, rotações, saltos, e ações técnicotáticas preparatórias de outras ações, como: ações ofensivas de membros superiores e inferiores, com golpes diretos, cruzados ou circulares, bem como bloqueios e esquivas (SANTOS, 2008).
Além das ações técnico-táticas o kumitê é constituído por domínio das
capacidades físicas como aeróbia e anaeróbia, força, potência, velocidade de reação e tomada de decisão (SANTOS, 2008; DORIA et al, 2009).     
                                          
 Kihons são movimentos de defesa e ataque praticados pelo careoteca, na formação da estrutura básica da postura, bem como na execução de seus movimentos. Podem ser aplicados parado ou em movimento.


Aspectos filosóficos do karatê
Gishin Funakoshi, criador do estilo Shotokan de Karatê, foi quem mais desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karatê.
O praticante de Karatê, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade. É preciso crescer interiormente e para isso Funakoshi elaborou cinco princípios básicos com o objetivo de fazer com que o praticante através do estudo desses princípios busque sempre o fortalecimento e a valorização do Eu interior.
 "DOJOKUN" e o "NIJUKUN"  são os lemas do Karatê, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes do Karatê. .

·         DOJOKUN
Hitotsu. Jinkaku Kansei ni Tsutomuro Koto.
Primeiro. Esforçar-se para formação do caráter.
Hitotsu. Makoto no Michi wo Mamoru Koto.
Primeiro. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
Hitotsu. Doryoku no Seishin o Yashinau Koto.
Primeiro. Criar o intuito de esforço.
Hitotsu. Reigi o Omonzuru Koto.
Primeiro. Respeitar acima de tudo.
Hitotsu. Kekki no Yu o Imashimuru Koto.
Primeiro. Reprimir o espírito de agressão.
O mestre Funakoshi entendia que nenhum item do Kun fosse mais importante do que o outro, por isso, cada item foi numerado como sendo o primeiro.
·         NIJU KUN
Hitotsu-karatedo wa rei hajimari rei ni owaru koto wo wasuruna
Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.
Hitotsu-karatedo Si Sente Nashi
No Karatê não existe atitude ofensiva.
Hitotsu-karatedo Wa Gi No Tasuke
O Karatê é um assistente da justiça.
Hitotsu- Mazu Jiko Wo Shire Shikoshite Tao Wo Shire
Conheça a si próprio antes de julgar os outros.
Hitotsu- Chikara No Kyojaku Karada No Kankyu Waza No ShinShuku Wo Wasuruna
Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas.
 Hitotsu- Tsune Ni Shinen Kufu Seyo
Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.

Um comentário: