Jogos de oposição
Jogos de oposição: O objetivo é proporcionar a vivência da corporeidade
e o autoconhecimento do educando, desmistificando assim o ensino de artes marciais na escola.
Atividades:
1ª Rapidez e
atenção: Saci e aranha .Atividade
realiza com toda a turma, onde um aluno era o saci, e tinha como objetivo fazer
toda a turma virar saci, são pegos também
viram saci e ajudam o colega a pegar os alunos, lembrando que só pode se
deslocar com uma perna. Vence o que não for pego.
Atividade
variante: Aranha, ocorre da mesma forma, mudando somente a forma de
deslocamento, que é na posição de aranha.
Atividade variante: Fazer cálculos de
adição, subtração,multiplicação e divisão.
3ª Conquista de
território: Pique Bola.A turma ainda dividida, um gol em cada lado da equipe, uma corda
dividindo a sala, os alunos podendo ficar em pé, tendo como objetivo pegar a
bola do adversário e trocar de quadra, os alunos podiam defender a sua bola,
mas não guardar caixão.
Atividade variante: as mesmas
regras mudando que os alunos podiam somente arremessar a bola de um lado para o
outro.
Sociabilizasão
Coelhinho sai da toca: O professor distribui arcos pela sala no chão, e
pede para os alunos ficarem dentro dele, ao som do professor eles tem que sair
do arco e procurar outro arco.
Variante: professor pode tirar os arcos diminuindo eles e aumentando as
pessoas nos arcos restantes.
Jogos de desequilibrio:
Sumozinho:
Atividade feita em dupla, onde um dos dois pês dos
participantes devera estar dentro de um bambolê, onde o objetivo é fazer com
que o adversário fique com os 2 pes fora do bambolê. Atividade de distancia
curta, utilizando as ações motoras de defesa de resistir e ações de ataque de
desequilibrar e agarrar.
Variaçoes:
Atividade pode ser feita com o professor falando a parte
especifica do corpo onde poderá ocorrer contato para haver o desequilibrio,
como mão com mão, mão no quadril, todo o corpo, entre outras
Jacarezinho:
Em dupla, os participantes deveram esta com as pernas e
braços abduzidos e joelhões estendidos. Nessa atividade só poderá usar as mão
para desequilibrar o adversário, o contato só devera ocorrer na região dos
pulsos evitando encostar nos cotovelos para não ocasionar lesão, devido a
posição que os participantes estão. Atividade de distancia curta, utilizando as
ações motoras de defesa de resistir, esquivar e livrar, e
ações de ataque de desequilibrar, agarrar
Bicicletinha:
Em duplas, os participantes ficar sentados, com os braços
estendidos mãos no solo, pernas flexionadas e com os pes encostados nos pes do
adversário, o objetivo é estender as pernas, fazendo com que o adversário
encoste a costa no solo, uma variação desta mesma atividade é não usar os
apoios das mãos para dificultar a atividade. Atividade de distancia curta,
utilizando as ações motoras de defesa de resistir e ações de ataque de
desequilibrar.
Atividades de reter e imobilizar
Garagem:
Em duplas um dos dois participantes devera estar e decúbito
dorsal e o outro em cima do mesmo, esta atividade tem como objetivo não deixar
o adversário sair do seu domínio , podendo utilizar qualquer estratégia deste
que não vá prejudicar fisicamente o adversário, a partir do momento que ele o
participante que estava retido conseguir se afastar do outro a termina. Uma
variação desta atividade é ao invés de ficar em cima do adversário, ficar na
vertical. Atividade de distancia curta, utilizando as ações motoras de defesa
de resistir, livrar e ações de ataque de
imobilizar, agarrar e reter.
Volta a calma
Passa o arco: em circulo, com as mãos dadas, a professora distribui um
numero de arco x conforme o numero de alunos. Mesmo deve ser passado por dentro
da pessoa, passando a perna e depois a cabeça pelo arco sem saltar as mãos.
Variante: A professora coloca mais arcos e não pode deixar o arco
acumular .
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