domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jogos de Oposição


                                                       Jogos de oposição
Jogos de oposição: O objetivo é proporcionar a vivência da corporeidade e o autoconhecimento do educando, desmistificando assim o ensino de artes marciais na escola.
Atividades:
1ª Rapidez e atenção: Saci e aranha .Atividade realiza com toda a turma, onde um aluno era o saci, e tinha como objetivo fazer toda a turma virar saci,  são pegos também viram saci e ajudam o colega a pegar os alunos, lembrando que só pode se deslocar com uma perna. Vence o que não for pego. 
 Atividade variante: Aranha, ocorre da mesma forma, mudando somente a forma de deslocamento, que é na posição de aranha.
2ª Conquista de objeto: Gol com bola .Toda a turma dividida em duas equipes, cada um com um numero, um gol ao canto da sala, e a bola ao centro. Ao comando da professora os dois números chamados se locomovia de joelhos não podendo andar,  disputavam a bola usando técnicas de lutas, vencia quem fizesse o gol.
Atividade variante: Fazer cálculos de adição, subtração,multiplicação e divisão.

3ª Conquista de território: Pique Bola.A turma ainda dividida, um gol em cada lado da equipe, uma corda dividindo a sala, os alunos podendo ficar em pé, tendo como objetivo pegar a bola do adversário e trocar de quadra, os alunos podiam defender a sua bola, mas não guardar caixão.
Atividade variante: as mesmas regras mudando que os alunos podiam somente arremessar a bola de um lado para o outro.

Sociabilizasão
Coelhinho sai da toca: O professor distribui arcos pela sala no chão, e pede para os alunos ficarem dentro dele, ao som do professor eles tem que sair do arco e procurar outro arco.
Variante: professor pode tirar os arcos diminuindo eles e aumentando as pessoas nos arcos restantes.

Jo-Ken-po com flexibilidade: em duplas ,  em de frente pro outro , os alunos devem joga papel, pedra ou tesoura, quem ganha deve dar um passo a frente com a perna que esta na frente, perde quem se desequilibrar e cair .

Jogos de desequilibrio:
Sumozinho:
         Atividade feita em dupla, onde um dos dois pês dos participantes devera estar dentro de um bambolê, onde o objetivo é fazer com que o adversário fique com os 2 pes fora do bambolê. Atividade de distancia curta, utilizando as ações motoras de defesa de resistir e ações de ataque de desequilibrar e agarrar.
Variaçoes:
           Atividade pode ser feita com o professor falando a parte especifica do corpo onde poderá ocorrer contato para haver o desequilibrio, como mão com mão, mão no quadril, todo o corpo, entre outras

Jacarezinho:
      Em dupla, os participantes deveram esta com as pernas e braços abduzidos e joelhões estendidos. Nessa atividade só poderá usar as mão para desequilibrar o adversário, o contato só devera ocorrer na região dos pulsos evitando encostar nos cotovelos para não ocasionar lesão, devido a posição que os participantes estão. Atividade de distancia curta, utilizando as ações motoras de defesa de resistir, esquivar e livrar,  e  ações de ataque de desequilibrar, agarrar

Bicicletinha:
         Em duplas, os participantes ficar sentados, com os braços estendidos mãos no solo, pernas flexionadas e com os pes encostados nos pes do adversário, o objetivo é estender as pernas, fazendo com que o adversário encoste a costa no solo, uma variação desta mesma atividade é não usar os apoios das mãos para dificultar a atividade. Atividade de distancia curta, utilizando as ações motoras de defesa de resistir e ações de ataque de desequilibrar.

Atividades de reter e imobilizar

Garagem:
       Em duplas um dos dois participantes devera estar e decúbito dorsal e o outro em cima do mesmo, esta atividade tem como objetivo não deixar o adversário sair do seu domínio , podendo utilizar qualquer estratégia deste que não vá prejudicar fisicamente o adversário, a partir do momento que ele o participante que estava retido conseguir se afastar do outro a termina. Uma variação desta atividade é ao invés de ficar em cima do adversário, ficar na vertical. Atividade de distancia curta, utilizando as ações motoras de defesa de resistir, livrar  e ações de ataque de imobilizar, agarrar e reter.
 
Volta a calma

Passa o arco: em circulo, com as mãos dadas, a professora distribui um numero de arco x conforme o numero de alunos. Mesmo deve ser passado por dentro da pessoa, passando a perna e depois a cabeça pelo arco sem saltar as mãos.

Variante: A professora coloca mais arcos e não pode deixar o arco acumular .

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