quarta-feira, 18 de abril de 2012

Avaliação fisica e treinamento específico para judo


Todo atleta tem certo nível de preparação aeróbia e anaeróbia. Cabe ou treinador/ preparador avalia-lo adequadamente para escolher a melhor opção de treino. Especificamente para o Judô foi desenvolvido um teste intermitente (special judô fitness test –SJFT)
            O SJFT consiste em três períodos ( 15seg, 30seg, 30seg)e intervalos de 10seg. Em cada período o atleta e devera realizar arremessos em dois parceiros( separados em 6 metros) o maior numero de vezes.Imediatamente e após 1min do final do teste, é verificada a frequência cardíaca do atleta.Os parceiros devem ter altura e peso próximos do atleta que esta realizando o teste. A capacidade do numero Maximo de arremessos indica o metabolismo anaeróbio do atleta e a recuperação cardíaca o metabolismo aeróbio.
            Para executar o treino do atleta o preparador após o teste analisa a necessidade aeróbia ou anaeróbia. Os treinos respeitam a seleção esforço pausa do judô, que é 15 seg para 30 seg ( 15 seg de esforço para 30 seg de descanço). O treino também e dividido em sessões que simboliza  a direção de uma luta e a quantia de lutas de um campeonato .Os treinos no Judô são feitas,então,em sessões de cerca de 5 minutos, respeitando a seleção E:P, intervaladas por 1 a 8min para condicionamento aeróbio e de 5 a 10 minutos para anaeróbio,são feitas cerca de 8 sessões, que simulam o numero de lutas Maximo em sequencia em um campeonato.

Referências:

Proposição de avaliação Física para atletas de Judô

Emerson Franchini *

Monica Yuri Takito **

Fabrício Boscolo Del Vecchio***

E exposição da aula .

Nenhum comentário:

Postar um comentário